Servidoras públicas aposentadas recebem homenagem da PGE

No país, apenas três mulheres ocupam o cargo de procuradora-geral do Estado
Noelma Oliveira | PGE-MT

Servidoras da Procuradoria Geral do Estado foram homenageadas pela atuação em defesa dos direitos das mulheres - Foto por: Camila Brandão

Encerrando as atividades comemorativas do mês dedicado às mulheres, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) homenageou as servidoras aposentadas do órgão, uma forma de resgatar a história das mulheres que contribuíram para uma sociedade com direitos iguais.

Idealizado pela procuradora do Estado corregedora-geral, Glaucia Amaral, e pela diretora da PGE, Soraya Queiroz Salvador, o evento contou com a entrega de Moção de Reconhecimento e apresentação de um vídeo com o registro de todas as servidoras aposentadas. “É importante resgatar a história destas mulheres, dos embates enfrentados, pois, se é difícil nos tempos atuais, imagina no período em que elas estiveram nestas funções”, disse Glaucia.

À frente da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Gabriela Novis, durante este mês de março, participou de dezenas de eventos dedicados à mulher e chamou a atenção para as diferenças enfrentadas até os dias atuais.  Em todo o país, por exemplo, apenas três mulheres ocupam a chefia das Procuradorias Gerais.

Gabriela reforçou a importância da sororidade. “Queremos deixar um legado de orgulho para que mais mulheres possam ocupar os espaços. Não queremos roubar o lugar dos homens, queremos ser ouvidas”, disse a procuradora-geral. Ela também lembrou da procuradora do Estado, Renata Cuiabano, já falecida, mas que deixou sua história no órgão.

A primeira procuradora-geral do Estado, Beatrice Maria Pedroso da Silva, participou do evento e recebeu o reconhecimento pela função exercida até então apenas por procuradores. Beatrice ocupou a chefia da PGE na década de 90. Depois dela, apenas Maria Magalhães Rosa e Sueli Capitula foram procuradoras-gerais do Estado. Esta última continua em plena atividade no órgão.

Também pela sua atuação, a procuradora-geral recebeu homenagens da Assembleia Legislativa e das Câmaras de Vereadores de Cuiabá e de Várzea Grande durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março.